A importância da avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos

Contar com um sistema eficiente faz com que pais, professores e estudantes possam identificar demandas e traçar soluções personalizadas

Quando se fala em avaliação, a maior parte das pessoas associam a ideia apenas à realização de provas, notas e atividades que valem pontuação e que mensuram o aproveitamento do estudante. Mas esses aspectos não devem ser os únicos métodos de análise do desenvolvimento e do desempenho escolar dos alunos. É necessário observar, acompanhar e diagnosticar todo o processo de aprendizagem de modo geral e de forma periódica. A avaliação de aprendizagem deve fornecer informações sobre o andamento de cada fase da vivência pedagógica para que os professores possam promover mudanças necessárias ou manter estratégias de ensino já utilizadas, pensando nas demandas de cada criança ou adolescente.

Os benefícios de um sistema completo de avaliação não beneficia apenas os docentes, mas, também, os pais que estarão envolvidos plenamente com as dificuldades e conquistas dos seus filhos, além dos próprios alunos que terão uma análise completa de onde precisam melhorar e de onde estão evoluindo satisfatoriamente. O Colégio GGE, com unidades na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e João Pessoa, promove o Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), a cada bimestre, com o objetivo de garantir que as notas dos alunos representam um reflexo real do conhecimento adquirido durante o ano letivo.

Aplicado às turmas do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio a cada bimestre, o exame é elaborado por uma bancada de professores e tem como base os exercícios do material didático. Após a aplicação do EVA, os estudantes recebem um plano de estudos personalizado com os pontos que devem ser melhorados em cada disciplina e os capítulos que precisam de mais atenção.  Além disso, eles também obtêm vídeos com as resoluções das questões que apresentaram mais dificuldade que ficam à disposição através do portal acadêmico. Tanto os pais quanto os alunos têm acesso aos relatórios completos de desempenho, por meio do Sistema de Gestão Pedagógica V4, com o qual já estão familiarizados.

A coordenadora dos 8º e 9º anos do Fundamental 2, Juliana Martins, destaca que o EVA se tornou uma grande ferramenta para os estudantes se aprimorarem à medida em que o tempo de estudos vai avançando, não deixando para preencher lacunas às vésperas do vestibular, por exemplo.

“O EVA é um dos projetos do GGE que mais vem crescendo e ele tem uma grande importância. O objetivo é saber se de fato os nossos alunos aprenderam o conteúdo da unidade ou não e também identificar se existem pontos em que precisam melhorar. A cada final de bimestre, com o resultado, o aluno tem a oportunidade de ver o plano de estudos feito especificamente para ele, tirar as dúvidas, assistir aos vídeos com as resoluções comentadas da prova e todo esse material é encontrado no V4.  O resultado é de fato um diagnóstico”, finalizou.

Cadastre-se no V4 e acompanhe o desempenho do seu filho durante todo o ano letivo