No dia 18 de junho, nossas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram uma participação especial durante a aula online do projeto de Incentivo à Leitura. Domingos Pellegrinino, escritor das obras “Perfeito de Todo Jeito” e “A Árvore que Dava Dinheiro”, conversou com os alunos, falando um pouco sobre sua biografia, o que lhe motivou a escrever os dois livros, respondendo as perguntas de todos os presentes e da professora de Língua Portuguesa, Danuza Morais.

O encontro com o premiado autor foi muito enriquecedor e interessante, tanto para professora e alunos, como até mesmo para o próprio Domingos. O aluno Gabriel da Hora, do 7º ano A, da unidade Caruaru, contou que gostou muito da iniciativa, porque fez com que ele pudesse discutir diretamente com o próprio autor o que achou de sua história. No final do encontro, ele deixou o recado: “Por isso é sempre legal ler!”.

A professora Danuza Morais explicou que o projeto de Incentivo à Leitura tem funcionado muito no Colégio GGE. “Além de despertar no aluno o prazer pela leitura, também tem feito nascer um desejo de escrever. Não é maravilhoso termos futuros escritores no nosso meio?!”. Danuza contou que, no encontro com o autor, pôde sentir que tanto Domingos Pellegrini como toda a turminha estavam receptivos e que ficou muito orgulhosa de seus pequenos com a qualidade das perguntas feitas pelos jovens estudantes.

Quero parabenizar todos os alunos presentes, pois deram um show com suas perguntas! E sou muito grata ao autor, o Domingos Pellegrini, por ter aceitado nosso convite e ter participado dessa aula tão brilhantemente e por ter contribuído, nesse momento tão difícil que estamos vivendo, para que os meninos tivessem esse contato e pudessem ouvir essas experiências, fortalecendo cada um nestes dias que estamos vivendo“, conta a professora.

O escritor Domingos Pellegrini finalizou o momento agradecendo aos alunos por terem dedicado o tempo à leitura de seus livros e também pela conversa inteligente que tiverem. “Espero que a leitura continue abrindo para vocês novos caminhos e novos horizontes na cabeça e no coração!”, concluiu o escritor.

Projeto de Incentivo à Leitura

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes vivenciam esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE.

Participam do projeto alunos do ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. O estudante é incentivado a trazer os temas abordados nos livros para a contemporaneidade e apresentá-los por meio de expressões artísticas de diferentes áreas, como cinema, artes plásticas e produção textual. O diálogo entre as turmas que participam ou não do projeto de Incentivo à Leitura também é estimulado para que o debate possa se expandir pelo colégio e ser levado também para o ambiente familiar. A iniciativa fortalece a ideia de que, embora surjam novas tecnologias a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta insubstituível para formação social, intelectual, cognitiva e cultural de crianças e jovens.

Confira a seguir as fotos do encontro com o autor Domingos Pellegrini: