No Colégio GGE, contemplamos em nosso projeto pedagógico o trabalho com datas comemorativas, que vivencia, além do característico momento das festividades, a aprendizagem e a apropriação dos aspectos culturais característicos dessas festas, que abrilhantam e enriquecem a nossa cultura.

O trabalho pedagógico com o projeto Carnaval no Ensino Fundamental 1 possui uma perspectiva interdisciplinar. Iniciando pelo estímulo à pesquisa sobre origem e significado dessa festa, as informações colhidas são compartilhadas nos momentos de roda de conversa. Em continuidade ao trabalho pedagógico iniciado pelas professoras polivalentes, nas aulas de Educação Física, nossos alunos tiveram a oportunidade de experimentar os passos de dança dos ritmos tradicionais de Pernambuco, como: frevo, maracatu e ciranda. Nas aulas de Artes, puderam “colocar a mão na massa” para a confecção de seus estandartes, utilizados nos desfiles dos blocos. Ao longo de todas as ações, o estímulo à linguagem oral e escrita e à sensibilidade às manifestações artísticas e culturais desse período fazem parte das abordagens e são entendidas como essenciais à edificação de nossa formação cidadã.

O projeto Carnaval tem a culminância com o grito de carnaval, que acontece nas unidades Benfica, Boa Viagem e Caruaru. Nesse momento, além da alegria e da brincadeira, tão características dessa festa popular, os alunos são enriquecidos com os ritmos pernambucanos, como frevo, maracatu, ciranda, coco, caboclinhos e manguebeat. E, ao som das músicas que embalam nosso carnaval, fantasiados, podem arriscar os passos típicos, sob a alegria característica dessa época.

No Colégio GGE, não abrimos mão dos ritmos e das tradições pernambucanas em nossas comemorações de carnaval, pois entendemos que, além de momentos de alegria, precisamos proporcionar aos nossos alunos a vivência de nossa cultura e de nossa arte, tão presentes nas músicas, nas danças, nas fantasias e nas brincadeiras características dessa época. Assim, resgatamos tradições e perpetuamos nossa cultura brasileira, nordestina e pernambucana, responsáveis por nossa essência e formação.

Confira a seguir as fotos dos nossos alunos do Fundamental 1 no Carnaval GGE 2019: