Colégio GGE dá início ao projeto de conscientização e combate ao bullying em 2019

Bullying é uma expressão inglesa utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

O termo não é tão antigo, entretanto esta prática existe há tempos, mas era caracterizada como brincadeiras entre jovens e até implicâncias banais. Não existiam estudos sobre o tema e raramente era sistematizado. Os casos mais recorrentes são nas escolas e as consequências podem afetar para sempre a vida de crianças e adolescentes.

O Colégio GGE, ciente do seu papel social, promove todos os anos o projeto “GGE contra o Bullying”, com a realização de ações de orientação e combate desta prática, desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), em parceria com a coordenação pedagógica e todo o corpo docente.

O projeto tem como objetivo combater a prática do bullying dentro e fora da escola e de estimular a convivência pacífica, o respeito e a empatia entre os alunos. Esta iniciativa acontece em todas as suas unidades durante todo o ano letivo e promove ações de orientação, prevenção e combate desta prática dentro e fora das nossas salas de aula.

Entre as atividades promovidas estão: a entrada do SOEP em sala de aula com o propósito de esclarecer aos alunos sobre o que é o bullying, suas causas e consequências; atividades realizadas na disciplina de educação física sobre como lidar com a inclusão e com as deficiências; apresentação de vídeo sobre o desafio da inclusão em sala de aula; aplicação de questionário sobre o tema, para sensibilização e conhecimento sobre o tema.

Além disso, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril), os pais do Ensino Fundamental 1 serão convidados para uma reunião na escola sobre o papel da família na prevenção ao bullying. Confira a seguir o vídeo-convite do SOEP:

Além destas ações, foi elaborada a cartilha “GGE Contra o Bullying”, com o objetivo de explicar o conceito e mostrar seus diferentes tipos, além de apresentar causas e consequências que prejudicam, física e psicologicamente, a vida das vítimas e dos agressores. O material está disponível para download gratuito, mediante cadastro.

O objetivo da cartilha é conscientizar os alunos para que desenvolvam empatia com o assunto e possam identificar casos de bullying, além de conhecer quais medidas devem ser tomadas para evitar novas ocorrências. Os pais são beneficiados com um guia completo para abordar o assunto em casa que irá contribuir com a formação cidadã de seus filhos.

“O GGE não aceita nenhum tipo de manifestação de bullying e desrespeito, por isso atuamos na prevenção e deixamos os nossos alunos cientes de que eles devem ser multiplicadores desta mensagem de combate ao preconceito”, afirma a psicóloga da instituição, Tâmara Morais.

O Colégio GGE entende que combater esta prática é também sua responsabilidade como instituição de ensino e busca contar com o apoio de toda a sua equipe para promover esta conscientização também no ambiente familiar, de maneira a erradicar este tipo de violência da vida de nossas crianças e jovens.

2 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.