Como readaptar seu filho à rotina escolar

O final das férias está chegando, os filhos estão matriculados, materiais comprados, tudo resolvido para voltar às aulas. Porém, existe algo que ainda preocupa os pais: o retorno da rotina escolar. Afinal, após passar um tempo acordando e indo dormir mais tarde, pode não ser tão simples fazer com que o pequeno acorde com disposição para o primeiro dia de aula.

O período de volta às aulas é uma etapa de recomeço. Por isso, é possível que os estudantes levem alguns dias para retomar a dinâmica e o ritmo em sala de aula. Pensando nessa fase de transição e readaptação ao dia a dia escolar, o Colégio GGE possui estratégias voltadas para reintegrar as crianças gradativamente ao cotidiano do ano letivo.

Na semana anterior ao início oficial das aulas, a escola promove a semana de adaptação para os alunos novatos, na qual pais e os alunos ficam mais familiarizados com o ambiente escolar, professores, auxiliares, atividades pedagógicas, garantindo que estejam preparados para iniciar um ano de muito aprendizado.

Já a primeira semana de aula dos alunos veteranos funciona mais como “boas-vindas”, na qual os professores se apresentam e explicam um pouco sobre como será o que se inicia. “Na segunda semana, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) vai às salas de aula para explicar e construir com os alunos um plano personalizado para sua rotina de estudos. Já que eles estão parados há algum tempo, aconselhamos retornar gradativamente para se readaptarem ao ritmo e a quantidade de horas ideais para estudar todos os dias”, explica Emanuela Freire, psicóloga do Ensino Médio GGE.

Para ajudar os pais, nesta semana que antecede o início das aulas, a equipe GGE repassa algumas dicas interessantes que podem ser muito úteis neste primeiro momento:

• Redefinir os horários de dormir e acordar:

Nas férias, é bem normal que os horários fiquem bagunçados. Por isso, é recomendável que, nos dias que antecedem o início das aulas os pais busquem fazer com que seus filhos já regulem o sono, dormindo e acordando em horários mais próximos ao das aulas. Uma rotina de sono adequada, além de fazer muito bem à saúde, auxilia diretamente no processo de aprendizagem, memorização e disposição.

• Demonstre positividade

É importante que os pais demonstrem otimismo pelo novo ciclo que se inicia e não tratem a volta às aulas como ruptura de algo tão agradável como as férias. É importante evitar frases como “acabou a moleza”, por exemplo. A retomada não deve ser apresentada como algo negativo. A orientação é justamente mostrar as vantagens da continuidade, levar a criança a ver que o retorno ao cotidiano escolar significa encontrar velhos amigos, conhecer novos, aprender coisas novas, além da oportunidade de contar as novidades das férias.

• Organize o material escolar

Um bom jeito de envolver a criança e antecipar a vontade de iniciar o período escolar é convidá-la a participar dos preparativos do material: organizar lápis, caneta, borracha, novos cadernos etc.

• Mantenha os momentos de lazer

Ainda que as férias tenham acabado, os pais devem deixar claro aos filhos que vão continuar existindo os momentos destinados apenas para se divertir ou descansar. Esses momentos são importantes e funcionam como principais ingredientes da motivação, pois estas atividades lhe fazem muito bem e melhoram, inclusive, a concentração em momentos de estudo.

Vale também ressaltar que a experiência dos primeiros dias pode ser mais tranquila se os pais e responsáveis se organizarem para deixar os filhos mais cedo na escola, durante esse período inicial. Desta maneira, terão tempo para conversarem com os professores e para a criança se aproximar com calma dos colegas”, concluiu a psicóloga.