A celebração do carnaval é uma das festas mais características da cultura brasileira. Os tradicionais bloquinhos, o samba, o desfile das escolas, músicas, cores e alegria dessa época do ano retratam uma parcela muito importante do nosso cenário cultural.

A cultura do Brasil é extremamente rica e o carnaval é uma das festas mais expressivas e características do nosso país, conhecida a partir de fragmentos exibidos nos meios de comunicação e por meio do imaginário popular.

Aproveitando esse clima de carnaval, o Colégio GGE trabalhou no ambiente escolar as principais características da nossa rica cultura pernambucana, que tem uma manifestação muito forte nessa época do ano. A equipe de professores e gestores ressaltou que os principais símbolos do carnaval são manifestações autênticas da nossa cultura popular, por isso, é tão importante ensinar aos alunos nossas raízes, influências e evolução de costumes.

“O Carnaval é um evento muito especial no GGE, pois além de ser uma festividade que os alunos adoram, também traz um legado histórico e cultural muito rico para o trabalho pedagógico. Dessa forma, aproveitamos a ocasião para trabalhar com as crianças as origens dessa data comemorativa e as manifestações em nossa região. Nesse ano, os alunos do Ensino Fundamental 1 estudaram sobre o Mangue Beach, Coco de roda, Frevo, Maracatu, entre outras manifestações culturais do nosso estado. Por meio desse estudo, as professoras tiveram como objetivo sensibilizar as crianças acerca da relevância desses elementos culturais sob a perspectiva identitária do nosso povo e dos nossos costumes, além disso fizemos uma homenagem aos grandes nomes de cada grupo trabalhado”, enfatizou a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Unidade Boa Viagem, Nayana de Paiva.

O projeto Carnaval possui uma perspectiva interdisciplinar, sendo iniciado pelo estímulo à pesquisa sobre origem e significado dessa festa, as informações colhidas foram compartilhadas nos momentos de roda de conversa

Em continuidade ao trabalho pedagógico iniciado pelas professoras, nas aulas de Educação Física os alunos experimentaram os passos de dança dos ritmos tradicionais de Pernambuco, como frevo, maracatu e ciranda

Nas aulas de Artes, eles colocaram a mão na massa para a confecção de seus estandartes, utilizados nos desfiles dos blocos. Ao longo de todas as ações, o estímulo à linguagem oral e escrita e à sensibilidade pelas manifestações artísticas e culturais desse período fizeram parte das abordagens e foram entendidas como essenciais à edificação de nossa formação cidadã.

Além do dia da festa, a equipe do Colégio GGE preparou uma série de atividades durante a semana pré-carnavalesca, incentivando os alunos, de uma forma inovadora e descontraída, a interagirem e, ao mesmo tempo, aprenderem mais sobre a cultura de Pernambuco, através de uma abordagem interdisciplinar, que permite trabalhar a temática de forma interativa. 

Trata-se de um momento de integração, onde os alunos revisitam a cultura, seja debatendo, seja construindo algum adereço artístico, seja aprendendo algum ritmo, como também aprendendo a confraternizar em um evento muito popular. O GGE investe muito na socialização, demonstrando através do lúdico uma festividade que todos se divertem por igual. E passar esta imagem através de atividades entre eles, torna o aprendizado mais fácil e os alunos terminam levando este ensinamento para o dia-dia”, concluiu o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Tárcio Augusto de Faria.

Confira a seguir a cobertura fotográfica do Carnaval GGE em 2020: