A palavra carnaval vem do latim e, provavelmente, significa “adeus à carne”. Trata-se de uma festividade do calendário cristão, que antecede o período de privação e penitência da quaresma. Tudo isso porque durante a quaresma o cristão era privado de comer carne e utilizava, por isso, os dias que antecediam a quarta-feira de cinzas, início desse período, para aproveitar os “últimos dias” de liberdade. A partir desse contexto religioso, surgiu uma das maiores manifestações artísticas e culturais de nosso calendário.

Em função desse contexto tão abrangente, no Colégio GGE, contemplamos em nosso projeto pedagógico o trabalho com essa data comemorativa, que vivencia, além do característico momento de festividade, a aprendizagem e a apropriação dos aspectos culturais característicos da festa, que abrilhanta e enriquece a nossa cultura.

Por ser cheio de cores e de ritmos, na Educação Infantil, o projeto Carnaval é um tema propício à exploração de conteúdos que contemplem a percepção visual e o trabalho com o movimento amplo, tão importantes para a faixa etária de 1 a 5 anos. Desde o Infantil 1, um conteúdo como as cores pode ser trabalhado a partir da sombrinha do frevo, adereço característico e típico do ritmo, que é patrimônio cultural imaterial da humanidade. A lista de conteúdos abordados nesse projeto é vasta, contemplados numa perspectiva interdisciplinar. No componente curricular Movimento, por exemplo, os alunos foram incentivados a usar o corpo sob o ritmo carnavalesco e se mexer durante a exploração dos passos típicos de frevo, maracatu, coco de roda, dentre outros ritmos presentes no carnaval pernambucano. Já no componente curricular Artes, toda a criatividade é posta em prática na confecção dos estandartes, que identificarão os blocos carnavalescos presentes em nossa festa de carnaval. Em Linguagem, desfrutando das primeiras leituras, os alunos do Infantil 5 exploraram o livro “Frevolina”, que conta a história de uma sombrinha de frevo que ficou esquecida em pleno período de festas.

O projeto Carnaval tem a culminância no grito de carnaval, que aconteceu hoje nas unidades Boa Viagem e Caruaru. Nesse momento, além da alegria e da brincadeira, tão características dessa festa popular, os alunos são enriquecidos com os ritmos pernambucanos, como frevo, maracatu, ciranda, coco, caboclinhos e manguebeat. E, ao som das músicas que embalam nosso carnaval, fantasiados, podem arriscar os passos típicos, sob a alegria característica dessa época.

No Colégio GGE, não abrimos mão dos ritmos e das tradições pernambucanas em nossas comemorações de carnaval, pois entendemos que, além de momentos de alegria, precisamos proporcionar aos nossos alunos a vivência de nossa cultura e de nossa arte, tão presentes nas músicas, nas danças, nas fantasias e nas brincadeiras características dessa época. Assim, resgatamos tradições e perpetuamos nossa cultura brasileira, nordestina e pernambucana, responsáveis por nossa essência e formação.

Confira a seguir as fotos do Carnaval da Educação Infantil em 2019: