“Ler para as crianças e ter hábitos próprios de leitura são alternativas que precisam acontecer dentro do ambiente familiar. Contar histórias, criar brincadeiras relacionadas às histórias lidas, estimular a escrita de resumos sobre as leituras ou gravação de vídeos sobre a história que foi lida são algumas maneiras de como a família pode trabalhar com os pequenos em casa. O objetivo é fazer com que a leitura deixe de ser uma atividade meramente individual para abrir a possibilidade de ser uma atividade também coletiva, com envolvimento da família”, afirma Anabelle Veloso, gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do Colégio GGE.
Como dicas para os pais que não sabem como estimular os filhos da Educação Infantil, a gestora orienta a contação de histórias, brincar com os personagens das histórias infantis e a compra frequente de livros. “Já para as crianças maiores, é importante priorizar o gosto de leitura da criança, permitindo ela participe da escolha de livros e historinhas em quadrinhos para ler”, orienta Anabelle.
Independente da faixa etária, a principal forma de estímulo é o exemplo, por isso é muito importante que os pais criem esse ambiente, também para eles, dentro de casa. Além disso, o interesse pelas leituras das crianças e a oferta de novos tipos de leitura também é uma estratégia interessante para incentivo. Trazer a leitura como oportunidade de confraternização familiar, vínculo e afeto, coloca qualquer tecnologia de lado. Ler com os filhos, depois do jantar, por exemplo, quando todos estão em casa, faz com que eles se sintam amados, vistos e tenham a atenção que tanto requerem.
Deixe uma Resposta
Deseja deixar seu comentário?Comente e participe! Sua opinião é muito importante.