Educação esportiva contribui para formação social dos estudantes

Longe de ser apenas um jogo ou uma brincadeira, a educação esportiva nas escolas traz benefícios consideráveis à saúde, capacidade cognitiva e construção social dos alunos. Disciplina, respeito e trabalho em equipe são estimulados a cada treino, desenvolvendo valores junto aos jovens atletas. Seja qual for a modalidade, o esporte, enquanto atividade física organizada, ensina conceitos que serão úteis durante toda a vida, como saber esperar a sua vez, compartilhar a atenção com os colegas e lidar com vitórias e frustrações.

Capaz de prevenir adoecimentos futuros, como estresse, dificuldades respiratórias e problemas cardíacos, o esporte conquistou, ao longo dos anos, a mesma importância de outras áreas do conhecimento que são vivenciadas em sala de aula. No Colégio GGE, com unidades em Recife e Caruaru, um Programa Esportivo é oferecido da Educação infantil até o Ensino Médio, proporcionando interação entre os estudantes e o interesse por uma vida mais saudável. O planejamento permite que cada idade tenha um aprendizado específico que gradativamente é aprimorado, através de direcionamentos de habilidades motoras e cognitivas de acordo com as faixas etárias.

Os alunos optam por modalidades como futsal, basquete, vôlei, judô, badminton, tênis, ginástica, dança, ballet e natação e muitos deles têm se destacado em competições estaduais e até nacionais, como é o caso de Gabriel Bastos. O judoca já tem uma coleção de títulos, entre eles o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Regional II (2018), o segundo lugar no Campeonato Sul-Americano (2018) e o Destaque Internacional pela Federação Pernambucana (2019). A mãe do atleta garante que outras conquistas estão acontecendo também fora dos tatames. “Nesse momento em que vivemos o virtual dominando as ações, o momento do esporte faz com que ele se desligue um pouco desse mundo, aproximando-o mais das outras pessoas”, enfatiza Gercina Bastos.

Os jovens atletas também percebem o quanto o esporte contribui para o crescimento. “Às vezes, a prática esportiva é vista como perda de tempo ou como algo que atrapalha os estudos, mas, a minha experiência é, justamente, ao contrário, porque é algo muito saudável. Como diziam os mais antigos: corpo são, mente sã”, afirma Gabriel Bastos, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da unidade Benfica, judoca da categoria Sub 15. A atleta Isabel Holanda, eleita melhor jogadora da Nossa Liga de Vôlei 2019, na categoria Sub 12, relata que o esporte tem ajudado no convívio social.

O esporte me ajuda a segurar minhas emoções e ter bom relacionamento com as pessoas ao meu redor. O vôlei é incrível, consigo me organizar adequadamente para estudar e para jogar, tenho muitas amizades que tenho certeza que não ia ter se não praticasse o esporte”.

Para a mãe de Isabel, Bianca Holanda, a contribuição do esporte é fundamental para a excelência nos estudos. “Além de ter trazido um excelente condicionamento físico para Isabel, o vôlei a tornou uma criança comprometida com os resultados em equipe, muito engajada com seu técnico, a quem ela respeita e ouve seus conselhos. Além disso, obedece aos horários, tem uma rotina para poder dar conta dos treinos e dos estudos e despertou para o desejo de ser cada vez melhor. Tudo isso refletiu positivamente nos estudos. Conquistar o título de melhor jogadora da Liga, em 2019, sem dúvidas, foi um marco na vida dela, mas nosso sentimento é que essa conquista foi pela equipe e da equipe”, finalizou.

Em cada fase do desenvolvimento da criança é importante estimular o gosto pela prática esportiva, pois melhora a coordenação motora e a socialização, bem como afasta o risco de obesidade. Ao fazerem a escolha pela sua modalidade preferida, os pequenos começam a encarar a prática esportiva de uma maneira mais divertida, sem a obrigação de se tornarem atletas, mas tornando-a parte integrante do seu cotidiano.

Venha fazer parte do Programa Esportivo do GGE! Mais do que vitórias, valores para toda a vida.