A pandemia causada pelo novo Coronavírus alterou a dinâmica das escolas desde meados de março. Essa mudança exigiu que os educadores adaptassem a sua rotina à nova forma de trabalho, trocando as salas de aula por salas virtuais e ferramentas de transmissão ao vivo.

Em junho, o Encontro com Docentes 2020 reuniu os professores do Ensino Fundamental 2Ensino Médio para tratar, junto com a equipe pedagógica, a temática “Heróis da Educação: Trajetórias de Crescimento”. Durante os encontros virtuais a equipe GGE buscou dialogar sobre a missão do educador, que, sem sombra de dúvidas, é essencial para a transformação do aluno nesse momento tão atípico de isolamento social.

A reunião foi uma ocasião muito especial que ajudou os presentes a entenderem seu papel de trabalho em conjunto para superar as dificuldades. “Um momento ímpar de troca, empatia e a certeza de que nós, professores, estamos no mesmo barco virtual. Uma oportunidade de partilha, agradecimento e aliança”, resume a professora de Língua Portuguesa, Katilini Oliveira.

Os alunos também gravaram depoimentos comoventes para seus professores, falando sobre as adaptações que eles tiveram que fazer para continuarem suas aulas. Gustavo Bagis, aluno do 6º ano da unidade Benfica, mandou um grande abraço e agradeceu pelo esforço que os docentes fizeram para fazerem as aulas do PAP (Programa de Assistência Pedagógica) acontecerem. Já Ulisses França, do 8º ano da unidade Boa Viagem, destacou a dedicação dos mestres em passar conhecimento com muita paciência e carinho, “Vocês são muito especiais para nós, alunos. Muito obrigado!”, finalizou.

Acordar de manhã, ver o rostinho de vocês com aquele sorriso traz uma energia muito boa para a gente e esperança em meio a todo esse caos que a gente está vivendo. Tenho certeza que quando tudo isso acabar a gente vai dar muito mais valor aos momentos simples, às risadas, às reclamações, aos abraços e eu acho que é isso que faz muita falta. Além disso, daremos muito mais valor ao trabalho de vocês, que é excelente, sem igual!“, depôs a aluna 9º ano da unidade Paissandu, Isabel Almeida.

Laura Pinheiro, aluna do 1º ano do Ensino Médio de Boa Viagem, também disse que não está sendo um momento fácil para eles e que sabe que os educadores também estão enfrentando diversos desafios e que estão dando o seu melhor e sempre pensando neles. A aluna falou que os professores estão se reinventando a cada dia e desenvolvendo funções que nunca imaginaram.

Mas a gente sabe também que tudo isso vai servir para unir a gente, mostrar que juntos somos cada vez mais fortes. Então, permaneçam firmes e não desistam, porque assim como vocês acreditam na gente,  nós também acreditamos em vocês!“, finalizou Laura.

A Família GGE agradece pela dedicação de todos os educadores que fazem parte do nosso colégio e que se reinventaram para continuar oferecendo educação de qualidade, com o principal objetivo de formar nossos alunos para a vida. Nosso muito obrigado a todos vocês!

Confira a seguir fotos do Encontro com Docentes 2020: