Férias escolares 2020: o que fazer?

Está chegando o período do ano muito aguardado pelos alunos: as férias. Mas, diante da pandemia da Covid-19, as férias escolares 2020 devem ser diferentes. O combate ao coronavírus impôs uma série de medidas restritivas para evitar a proliferação do vírus e os cuidados devem continuar até que a vacina chegue ao país. Isso não quer dizer que não é hora de diversão! As férias são sinônimos de descontração e descanso e, mesmo evitando aglomerações, há diversas formas de se divertir sem abrir mão do aprendizado.

Depois de tudo que o aluno passou neste ano, de toda angústia e incertezas que todos enfrentaram, é o momento para desacelerar. É uma ótima oportunidade para ler livros que não sejam didáticos, assistir filmes e séries, colocar o sono em dia e também de iniciar a prática de novas atividades, como a pintura ou a culinária”, afirmou o gestor pedagógico do Colégio GGE, Tayguara Velozo.

Segundo ele, para os que querem sair de casa, a escolha deve ser por lugares abertos em horários alternativos, que não tenham aglomeração.

A recomendação é que os protocolos sanitários sejam respeitados, mas, tomando cuidado dá para atender a todos os desejos”, disse.

Promover jogos em família, atividades coletivas, usar a tecnologia para a diversão e para a interação social, deixar que a criança ou o adolescente escolha a programação a ser realizada são algumas das alternativas que podem ser realizadas durante o recesso. “A primeira coisa para transformar o lar em um ambiente de lazer, é reinventar o espaço disponível. Uma rede pode virar um balanço, a casa pode virar uma galeria de arte, a família pode se reunir para contar histórias, ou os pais podem resgatar brincadeiras de infância com os filhos. A arte tem o poder de transformar as relações sociais e nada melhor do que aproveitar esse momento para unir a família”, enfatiza a professora do Ensino Fundamental, Flávia Renny.

Aproveitar o momento do isolamento social para estimular o ócio também é uma alternativa que pode trazer bons frutos para toda a família. “Os alunos ficaram muito sobrecarregados em relação a todo o contexto que essa pandemia causou e muitas vezes eles não conseguem ter tempo para o ócio e o ócio é sim um momento de produtividade. Os pais precisam deixar as crianças à vontade para escolherem seu próprio lazer. Eles foram tão sobrecarregados esse ano que vale ter essa escolha, essa liberdade que eles não tiveram ao longo de todo o ano”, ressalta a professora do Ensino Médio do Colégio GGE, Fernanda Nascimento.

Estimular o hábito da leitura é outra dica importante para este momento. Mas, não é uma leitura por obrigação. Neste ponto, a dica é tornar a leitura um momento de descontração entre toda a família. A partir de um livro, é possível, por exemplo, fazer uma brincadeira de perguntas e respostas, com direito a escolha de “mico” que deve ser pago para quem errar. Se a música faz parte da rotina da família, porque não aproveitar as férias para criar novas melodias?! Se a preferência está na pintura, que tal ir criando e expondo pela casa?

Eduardo Sousa, professor do Ensino Fundamental 2, ressalta que o uso das tecnologias não pode ser descartado. Este é, inclusive, um forte aliado no momento do isolamento social. “É nas telas que eles estão encontrando a maneira de interagir com amigos. Eles participam de jogos em grupos, conversam, interagem, compartilham… Isso traz um alento e uma aproximação dos colegas mesmo durante o isolamento social”, diz.

Independentemente da atividade escolhida, nesse período de férias que acontece esse ano no em meio a uma pandemia, a participação da família terá um peso ainda maior. Os pais devem continuar conversando com os filhos, explicando a realidade, aprimorando seu desenvolvimento emocional e buscando sempre criar momentos em família. Com isolamento ou sem isolamento, o que importa é o estímulo às boas práticas e às boas lembranças que ficarão nas memórias das nossas crianças e jovens.