Inteligência Socioemocional: Por que incluir essa temática no ambiente escolar?

O tema faz parte do currículo obrigatório brasileiro desde 2019.

Ao longo dos últimos anos, o termo Inteligência Socioemocional tem ganhado cada vez mais popularidade. Utilizado por pesquisadores das áreas de Psicologia e Educação desde a década de 90, o tema passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas públicas e privadas do Brasil desde 2019 e abrange habilidades que envolvem as relações que os estudantes estabelecem consigo e com os outros.

O intuito é estabelecer a manutenção de um projeto educacional que possa desenvolver competências que ultrapassem o acompanhamento curricular tradicional, trabalhando aspectos como proatividade, criatividade, pensamento crítico, autonomia, resiliência e autogerenciamento. Para o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, que atua no projeto Educa 21 em parceria com o Colégio GGE, essa formação emocional é um complemento valioso para os conhecimentos teóricos.

“Nós sabemos que temos que ter filhos inteligentes e capazes de enfrentar todos os desafios da vida, mas, sem emoções equilibradas, sem a capacidade de desenvolver essas habilidades, muitas vezes tanta competência morre na praia, porque emocionalmente estamos fragilizados”, defende o educador.

O programa desenvolvido por Klinjey trabalha o conceito de Trilha Socioemocional, que aborda temas voltados à educação parental e estabelece metas, no ambiente escolar, que podem contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento dos alunos.

“Durante muito tempo tive a sensação de que estava ‘enxugando gelo’, tratando das dores na ponta das empresas, universidades, sem aprofundar onde estava o verdadeiro problema. Foi quando tive a ideia de trabalhar essas questões no nascedouro, ou seja, desde a educação infantil e também com os jovens. Foi quando iniciamos a formatação do Educa 21, numa parceria fantástica com o Colégio GGE”, relatou.

A iniciativa faz parte das novidades oferecidas pelo Colégio GGE para 2022.