Participação dos pais na vida escolar faz alunos se destacarem

Gabriel Bastos Duarte (6º ano)

O maior incentivo para uma boa formação educacional começa em casa. Embora a maioria dos pais se interesse pela vida escolar dos filhos, ainda é grande a parcela que não participa ativamente dos estudos e das experiências vividas em sala de aula. Em contrapartida, os estudantes que contam com esse suporte dos pais e/ou responsáveis são aqueles que alcançam os melhores resultados.

O pernambucano Gabriel Bastos Duarte, de 12 anos, é um exemplo disso. Os pais do medalhista de ouro no nível 1 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) participam do Programa de Formação de Pais Presentes do Colégio GGE, onde o garoto estuda.

Através do programa, os pais estão ambientados com as ferramentas que o GGE dispõe para que eles acompanhem de perto a rotina e o processo de aprendizagem dos filhos. Esse interesse familiar foi um dos fatores que contribuiu para que Gabriel se destacasse em cinco das seis olimpíadas de matemática que o estudante do sexto ano participou. Na Olimpíadas Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) foi um dos 20 milhões de inscritos em todo país. Passou na primeira fase e ficou entre os 1,2 milhão que passaram para a segunda etapa. Competindo com alunos dos sexto e do sétimo ano, ficou entre os 300 melhores, o que garantiu a ele uma vaga para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2018).

“Na primeira sondagem que fiz com Gabriel, vi que ele tinha potencial. Mas conquistar essa medalha foi algo que nunca imaginei. A OBM é a maior prova de matemática do mundo. Tem três vezes o número de inscritos do Enem. Gabriel concorreu com alunos do sétimo ano que já avançaram no conteúdo e por isso teriam mais vantagem”, conta o professor de matemática Márcio que ajudou na preparação do estudante.

Além de trazer a medalha do nível 1 da OBM 2018, a primeira do Recife em 40 anos da olimpíada, o aluno do GGE foi o único medalhista do Norte, Nordeste e Centro-oeste.

O pai de Gabriel, Gustavo Duarte, que também é professor de matemática, tem colhido os bons frutos da aproximação com a escola e garante que o filho consegue ter uma rotina equilibrada entre estudos e lazer, pois está acompanhando cada passo atentamente. “Ele gosta de vídeo game, de lutar judô e estar com os amigos. Sempre foi curioso”, avalia.

Em 2018, o estudante sagrou-se tricampeão pernambucano de judô. Ele ainda participou das três competições nacionais para as quais a Federação Pernambucana mandou atletas e conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, realizado em João Pessoa.

Em fevereiro de 2019, Gabriel foi também destaque na imprensa, com uma matéria incrível no Globo Esporte, em que nosso aluno fala sobre suas conquistas nas Olimpíadas do Conhecimento e no Judô.

O COLÉGIO QUE ENSINA A ACREDITAR

Confira a seguir a lista de conquistas de Gabriel Bastos Duarte, aluno do 6º ano do GGE. São resultados de grande destaque no cenário nacional, tanto no estudo quanto no esporte. Conquistas que demonstram a importância do Colégio em desenvolver habilidades distintas e estimular o aluno para grandes desafios. Parabéns, Gabriel, você é um orgulho para Pernambuco.

Medalha de Ouro na OBM 2018

Olimpíada Brasileira de Matemática

Medalha de Ouro na OPEMAT 2018

Olimpíada Pernambucana de Matemática

Medalha de Ouro na OBA 2018

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Medalha de Prata na OBMEP 2018

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas/ Privadas

Medalha de Bronze na Olimpíada Tubarão de Matemática

Campeonato Brasileiro (Região II)

1º lugar

Campeonato Brasileiro Nacional

5º lugar

Jogos Escolares Brasileiro - JEB

7º lugar

Campeonato Pernambucano

1º lugar – tricampeão (2018, 2017 e 2016)

MEDALHA DE OURO

NA MAIS CONCORRIDA
COMPETIÇÃO DE
MATEMÁTICA DO BRASIL
(OBM 2018)

Medalha de Ouro na OBM 2018

Olimpíada Brasileira de Matemática

Medalha de Ouro na OPEMAT 2018

Olimpíada Pernambucana de Matemática

Medalha de Ouro na OBA 2018

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Medalha de Prata na OBMEP 2018

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas/ Privadas

Medalha de Bronze na Olimpíada Tubarão de Matemática

CAMPEÃO

BRASILEIRO (Região II)
COMPETIÇÃO DE
E TRICAMPEÃO
PERNAMBUCANO DE JUDÔ

Campeonato Brasileiro (Região II)

1º lugar

Campeonato Brasileiro Nacional

5º lugar

Jogos Escolares Brasileiro - JEB

7º lugar

Campeonato Pernambucano

1º lugar – tricampeão (2018, 2017 e 2016)

Venha fazer parte dessa equipe! Saiba mais sobre as Turmas Olímpicas e Programa Esportivo GGE!