Plantão pedagógico GGE fortalece parceria família-escola

Apesar de oferecermos ferramentas tecnológicas de acompanhamento da vida escolar dos alunos através do portal acadêmico GGE, o contato presencial com os pais ou responsáveis é peça importante da construção do processo ensino-aprendizagem. Diferente das reuniões de pais e mestres, onde as orientações são passadas de maneira mais generalizada, o Plantão Pedagógico GGE oferece atendimento individualizado sobre o estudante, o que proporciona à família um diálogo personalizado sobre seu comportamento e rendimento escolar, incluindo uma análise do corpo docente e da equipe pedagógica. Em contrapartida, é uma excelente oportunidade para conhecermos melhor o contexto familiar e rotina de cada aluno.

Normalmente, os plantões acontecem durante a AVs (avaliação) e contam com a presença dos pais ou responsáveis, professores e equipe pedagógica para debater itens diferentes relacionados ao ensino, a exemplo das notas e do conteúdo trabalhado em sala de aula. Além disso, através da escuta qualificada, é possível conhecer o ponto de vista da família, definir plano de ações e apresentar as ferramentas de acompanhamento diário disponibilizadas pelo colégio através do portal acadêmico e aplicativos. O objetivo é criar um ambiente de feedback do processo pedagógico dos alunos, que permitirá a reflexão e adaptação para intervenções futuras que irão impulsionar ainda mais o desenvolvimento dos jovens.

“Através do plantão, entendemos o que está impactando o processo de aprendizagem e como podemos melhorar o desempenho escolar. O GGE dispõe de diversas ferramentas, entre elas o Acompanhamento Formativo do Aluno (AFA), que registra o olhar do professor sobre como ele está se comportando em sala de aula. Porém, é de suma importância que o acompanhamento seja feito no colégio e em casa. Essa é a contribuição que esperamos dos pais para trabalharmos juntos, favorecendo o desempenho pedagógico e formativo para alcançar nosso objetivo que é a excelência da trajetória escolar de cada aluno”, explicou Tayguara Velozo, gestor pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Médio.

Para Silvia Rodrigues, mãe de um aluno do Ensino Fundamental 2, o plantão comprova que existe um olhar individualizado para cada estudante, não apenas nas ferramentas, mas também por parte do corpo docente. “Eu sabia que existia o serviço aqui no GGE, mas a experiência que eu tive foi muito diferente da que eu podia imaginar tendo por base as experiências anteriores. Cada integrante da equipe presente falou sobre o meu filho de uma maneira muito específica, trazendo uma sensação muito confortável de acolhimento, mostrando que meu filho está sendo acompanhando individualmente além da sua turma”, afirmou.

Gostou? Então, consulte a coordenação pedagógica sobre como agendar seu atendimento!

2 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.