A cultura maker já está presente na rotina escolar do GGE, sendo, antes de tudo, um movimento que coloca o aluno no centro da aquisição de conhecimento. Uma metodologia que explora o trabalho dos alunos a partir de materiais feitos com as próprias mãos, estimulando-os a serem protagonistas de sua aprendizagem, de forma prática e contextualizada.
O que antes era presente apenas no ambiente familiar, como um lazer, ganhou espaço na área o ambiente escolar, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem, na medida que possibilita os alunos resolverem problemas pedagógicos por meio da própria criatividade.
Abreviação da expressão “do it yourself”. Na tradução para nossa língua: Faça você mesmo!
Aulas Maker
As aulas makers no Colégio GGE têm como objetivo promover nos alunos do Ensino Fundamental 1 habilidades essenciais à vida moderna, fundamentadas pelos pilares da criatividade, da sustentabilidade, da colaboração, da democratização da informação e do empoderamento tecnológico. Com aulas semanais, a metodologia permite que os alunos saiam da condição de receptores do conhecimento para serem aqueles que levantam e testam hipóteses a partir da resolução de problemas, sentindo-se, assim, importantes e ativos no processo de construção de um novo conhecimento
STEAM
Tendo como base a cultura maker, o Colégio GGE utiliza a metodologia STEAM em aulas semanais para o Ensino Fundamental 2, abordagem educacional que utiliza Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como pontos de acesso para guiar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico do aluno. Com isso, o processo de aprendizado se torna experiencial e os estudantes são levados a pensar em resoluções para os problemas sociais.
Programa de Robótica
O Programa de Robótica busca instigar os alunos do Ensino Fundamental (do 2º ao 7º ano), a construírem os próprios conhecimentos a partir da realização de ações concretas. As aulas incentivam os alunos a resolverem situações-problema,, fazendo-os buscarem por soluções criativas e inovadoras para os mais diversos desafios propostos a eles.