No dia 21 de agosto, nossas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental 1 da unidade Caruaru visitaram o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Ateliê J. Borges, localizados em Bezerros. O passeio pedagógico proporcionou uma manhã de muito aprendizado sobre a cultura pernambucana, apresentando aos alunos desde a matéria prima até a exposição das peças genuinamente nordestinas.

O passeio teve início no Memorial e Museu de Xilogravura J. Borges, que reúne trabalhos do artista conhecido como o maior gravador popular em atividade no Brasil, também considerado patrimônio vivo de Pernambuco por traduzir em versos e traços o imaginário nordestino. Ao longo de mais de 50 anos de uma fecunda trajetória artística, J.Borges produziu 314 folhetos de cordel e um número incalculável de xilogravuras já expostas em diversos museus – como o Louvre (França), o de Arte Popular do Novo México (Santa Fé, EUA), o de Arte Moderna de Nova York (EUA) e a biblioteca do Congresso norte-americano (Washington, EUA).

Em seguida, as turminhas conheceram o Centro de Artesanato de Pernambuco – unidade Bezerros, planejado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), que guarda mais de cinco mil peças artesanais à venda, todas elas produzidas por artesãos pernambucanos.

As aulas passeios são para os alunos uma vivência que complementa o conteúdo abordado nas salas de aula, pois além do fator cinestésico da aprendizagem, esses locais trazem informações científicas e culturais. É uma maneira de extrapolar a teoria e possibilitar que eles tenham uma imersão maior no assunto estudado, sendo estimulados a pesquisar e conhecer mais sobre aspectos que, somente nos livros, não seriam tangíveis.

Confira a seguir as fotos das turmas do 5º ano de Caruaru em Saída Pedagógica por Bezerros: