No dia 21 de outubro, nossos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 2 das unidade Benfica e Boa Viagem fizeram uma excursão pedagógica pela Rota dos Engenhos e Maracatus, localizada na Zona da Mata Norte. Foi um dia de muito aprendizado sobre a cultura pernambucana, orientado pelos professores Camila Lira, Évio Marcos, Rebeka Correia e Tereza Helena.

O passeio teve o objetivo de levar os alunos para um ambiente que possibilitou a vivência de conteúdos vistos em sala de aula, de uma maneira mais expositiva e dinâmica. A excursão teve início no município de Vicência, sendo a primeira parada no Engenho Poço Comprido, que reúne o conjunto arquitetônico remanescente da sociedade da antiga agroindústria açucareira de Pernambuco, que recebeu reuniões do levante da Confederação do Equador. A segunda parada foi no Engenho Água Doceonde as turminhas conheceram um pouco da história da propriedade rural que produziu durante anos açúcar bruto e, até hoje, continua a produção e venda de rapadura, mel de engenho e cachaça.

Após o almoço no município de Carpina, o passeio teve a última parada no município de Nazaré, onde o Maracatu ficou conhecido por “Maracatu de Baque Solto” ou “Maracatu Rural” e tem na entrada da cidade esculturas de caboclos, que representam os 20 grupos de maracatus existentes na região.

Confira as fotos da Excursão Pedagógica do 7º ano para a Rota dos Engenhos e Maracatu: