Tradição Popular: Brincadeiras cantadas auxiliam o desenvolvimento infantil

Através destas atividades, as crianças vivenciam a linguagem musical, em um espaço de sensibilização, construindo seu próprio conhecimento de maneira prática

Quando pensamos em crianças, vem logo a ideia de movimento, energia. Elas não param e tudo tem que virar brincadeira para ser divertido. Nada é mais encantador para uma criança do que brincar, pois através da brincadeira elas se expressam, demonstram seus interesses e sentimentos.

E brincar também é sinônimo de aprendizado e desenvolvimento, pois existem algumas maneiras de ensinar e desenvolver o potencial dos pequenos fora da sala de aula ou métodos apenas tradicionais.

Nesta linha, os professores do Colégio GGE buscam desenvolver o aprendizado infantil através de brincadeiras cantadas, cantigas de roda e jogos teatrais, uma vez que, a maioria das crianças, desde bem pequenas, demonstram um interesse natural pela música e expressam suas emoções com maior facilidade através das canções, brincadeiras e gestos do que pelas palavras.

“As brincadeiras cantadas são uma excelente ferramenta pedagógica. Oferecem às crianças uma liberdade de expressão através do movimento, do conhecimento corporal, do ritmo, da socialização com outras crianças e também da ampliação do seu repertório através da música. Dessa forma, nossos alunos podem crescer e se desenvolver através de diversas atividades que, além de muito divertidas são enriquecedoras”, ressalta a professora do Colégio GGE, Halessandra Rocha.

Peixe-vivo, estátua, a lagarta comilona e passe a bola, são alguns exemplos de brincadeiras que têm como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento global da criança. Através dessas atividades, elas vivenciam a linguagem musical, em um espaço de sensibilização, construindo seu próprio conhecimento de maneira prática.

A educação através da música, além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano. É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente, contribuindo diretamente para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, além de auxiliar e desenvolver a organização temporal e espacial.

“Nosso trabalho na educação infantil tem sempre o foco no desenvolvimento motor, social e cognitivo. Trabalhar a conscientização do corpo através destas atividades faz com que todo o aprendizado aconteça em um ambiente lúdico e extremamente prazeroso”, concluiu a professora.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.